A Nutrição e as doenças crônicas: como usar os alimentos ao seu favor?

Cada vez mais, novos estudos comprovam a relação dos alimentos com o aparecimento, prevenção e até auxílio no tratamento de doenças crônicas. Publicações científicas e a própria World Health Organization (OMS) diz em seu site que por volta de 80% das doenças cardiovasculares- como diabetes e hipertensão arterial, são preveníveis. Incrível, né? E o que isso quer dizer em relação aos alimentos? Muita coisa.

Os alimentos têm um poder incrível em nosso corpo e atuando de forma muito importante em nossa saúde: seja para sustentar ou prejudica-la; vai depender das suas escolhas e da forma como irá consumí-los.

E o que sabemos sobre os alimentos: existe uma enorme gama por aí que desde vegetais que incluem as folhas e legumes, as frutas; assim como os alimentos de origem animal como leite e derivados, a carne entre outros até os alimentos industrializados e processados. As opções não faltam.

A essa altura, não é de surpreender que o maior inimigo na alimentação das pessoas seja a inflamação. E é possível estar com inflamações crônicas sem apresentar nenhum sintoma. Quando doenças inflamatórias entram em atividade, aí sim, passamos a apresentar sinais e sintomas. Alimentos ricos em antioxidantes ( como por exemplo, as vitaminas C, E, A, Zinco) como açaí, acerola, morango, cereja, cenoura, temperos como cúrcuma e açafrão, pimenta caiena entre outros auxiliam no combate ao envelhecimento das células, dão suporte ao nosso sistema imune e auxiliam no combate às inflamações. Para que atuem dessa forma, devem ser consumidos de forma regular, ou seja, frequentemente; e eu diria até diariamente.

O consumo de açúcar refinado ( aquele famoso açúcar branco) está relacionado com um aumento nas atividades de inflamações em doenças crônicas, assim como uma relação com doenças degenerativas, por exemplo o Alzheimer e a Esclerose Múltipla.

Estudos mais recentes da Medicina Funcional (Institute of Functional Medicine) relacionam alguns quadros de piora da atividade inflamatória da Artrite Reumatóide com o consumo elevado de leite devido a caseína (uma das proteínas do leite) e não a lactose.

Consumo de carne vermelha mais de 03 x por semana também vem sendo associado ao Câncer Colorretal (intestino) e também a Doenças Cardiovasculares.

Algumas dicas- fáceis e outras nem tanto assim; para poder auxiliar na convivência de doenças crônicas e até preveni-las se possível.

– Acrescente probióticos como fibras no início do seu dia: aveia, farelo de cereais, vitamina de frutas ou vegetais feito com a casca e sem coar. Outros alimentos probioticos como iogurte com lactobacilos vivos, keffir, Kombucha, picles,chucrute podem ser incluídos ao longo do dia;
– Coma, ao menos, 01 porção de vegetais no seu dia, e se puder, 02 !
– Modere no consumo de álcool, de preferência para 01 dose x dia;
– Faça uma auto avaliação de como anda sua ingestão de vitaminas e minerais; como?? Analise o seu consumo de legumes coloridos e frutas.
– Limite o consumo de carne vermelha o máximo que puder (tente ingerir no máximo 3 x na semana);
– Corte o açúcar refinado;
– Só coma quando tiver fome;
– Acrescente na sua alimentação:
– Oleaginosas: amêndoas, nozes, castanhas
– Frutas conhecidas como “Berries” como morango, cereja, amora, mirtilo
– Verdura de folhas escuras,
– Cogumelos
– Tomate, beterraba, alho;
– Pimenta, gengibre e cúrcuma

Recomendações da Universidade de Harvard:
– Abacate e abobrinha;
– Cacau e chocolate amargo;
– Cenoura,
– Curry,
– Repolho, brócolis,couve-flor, acelga chinesa- grupo crucíferas;
– Manjericão e outras ervas como pimenta;

E o que evitar?
– Açúcar refinado
– Álcool em excesso
– Alimentos ultraprocessados e industrializados
– Xarope de milho,
– Fast foods
– Pães brancos, bolachas e biscoitos,
– Refrigerantes, sucos de caixinha

Essas dicas são para auxiliar você a ter mais saúde, independente de uma doença crônica ja instalada ou não.
Consumir alimentos anti inflamatórios e antioxidantes podem auxiliar o seu corpo em processos de recuperação e até de prevenção.
Não seja escravo de dietas e restrições, mas coma bem e seja saudável.

Fontes:
WHO. World Health Organization www.who.org
Deepak Chopra. Super Genes ed Alaude, 2016
IFM. Institute of Functional Medicine www.ifm.org

Dra Patricia Savoi
Medicina Integrativa-Médica Nutróloga e Ayurveda
CRM 140.483/ RQE 40,206

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima