5 sinais que as mulheres não devem ignorar

  1. Náusea e fadiga

Certos sintomas que as mulheres comumente experimentam depois dos 40 anos podem não ser preocupantes, principalmente se fizerem parte de sua “norma”. Mas quando você sofre uma mudança súbita como dor de cabeça, náusea, fadiga, sangramento vaginal inesperado, palpitações cardíacas que duram mais de 15 minutos, ou uma erupção no seu peito que não desaparece dentro de alguns dias, é aconselhável consultar o seu médico.

A síndrome da fibromialgia, um distúrbio que causa dor muscular profunda e crônica, pode causar fadiga debilitante e até mesmo dor de cabeça. A fibromialgia é uma síndrome que ocorre com mais frequência em mulheres do que em homens e não tem cura conhecida. Medicação, dormir bem, ser ativo e comer uma dieta saudável podem ajudar a fadiga extrema da fibromialgia.

Fadiga severa também pode ser causada por condições muito mais sérias que precisam da atenção de um médico, incluindo, por exemplo:

Câncer

Depressão

Alguns tipos de artrite inflamatória

Anti-histamínicos, antidepressivos e medicamentos para a dor em doses mais altas podem causar fadiga significativa. Se você tiver sintomas graves de fadiga por várias semanas, marque uma consulta médica. Seu médico fará um exame físico, perguntará sobre seu histórico de saúde e solicitará exames laboratoriais para garantir que nada de grave esteja acontecendo.

Saber quando novos sintomas ocorrem e verificar com o seu médico para se certificar de que eles não são sérios vai deixar você ser seu próprio guarda-costas quando se trata de saúde e longevidade.

 

  1. Alteração nas mamas

O tamanho, a sensação e a aparência dos seus seios são tão individuais quanto você, e os seios muitas vezes mudam de maneira previsível ao longo do mês. Algumas mulheres normalmente têm caroços; outras percebem um caroço todo mês antes do período menstrual. Mas algo fora do seu estado normal de amamentação pode ser um sintoma de um problema de saúde.

O câncer de mama pode aparecer como uma vermelhidão incomum da pele que se parece com uma infecção, inchaço, caroços, inchaços ou nódulos. Outros sintomas potenciais incluem produção de secreção do mamilo e seios que se tornam incomumente assimétricos.

 

  1. Sangramento vaginal irregular inesperado

Sangramentos irregulares, principalmente se acompanhados de dor durante o sexo, podem sinalizar uma condição grave, como câncer de colo do útero ou câncer de útero. Se o seu período menstrual se torna incomumente pesado ou irregular, ocorre com mais frequência a cada três semanas, ou você tem manchas entre os períodos, verifique esses sintomas.

Discuta qualquer mancha pós-menopausa com seu médico. Mesmo um pouco de sangramento após a menopausa é anormal, de acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas. Algumas das causas mais comuns são pólipos (crescimento não canceroso) e atrofia ou espessamento do endométrio – o revestimento do útero.

 

  1. Ganho ou perda de peso súbito

Mudanças dramáticas e inexplicáveis no peso podem ser um sinal de um sério problema de saúde. Por exemplo, a perda de peso pode ser um sinal de câncer, enquanto o ganho de peso pode ser um sinal de alerta de insuficiência cardíaca ou problemas de tireoide. Se você sentir um novo inchaço ou distensão persistente em seu meio, pode ser um sinal de câncer de ovário. O câncer de ovário é incomum, mas o inchaço é frequentemente um dos primeiros sintomas.

Se você tem ganho de peso junto com inchaço nas pernas e falta de ar quando está deitado, pode estar mostrando sinais de insuficiência cardíaca. O rápido ganho de peso, o inchaço e a retenção de líquidos podem ocorrer quando o coração não bombeia o fluido da maneira mais eficiente que deveria.

 

  1. Sinais que sangram ou mudam de tamanho

Ter sinais não é inerentemente um problema, mas sinais que sangram ou mudam de forma são bandeiras vermelhas. A regra geral é seguir esses passos:

Aparência assimétrica

Fronteira irregular

Variação de cor

Diâmetro maior que uma borracha de lápis

Tamanho, cor e forma em evolução

A Academia Americana de Dermatologia diz que estes são sinais de alerta de possível melanoma.

Se há uma história de câncer de pele em sua família, observe seus sinais ainda mais de perto. Avaliações de rotina podem ajudar a encontrar problemas em potencial. Se você tem uma preocupação com um sinal, é aconselhável tirar uma foto dele a cada seis meses para facilitar a observação das mudanças ao longo do tempo.

 

Fonte EverydayHealth

Tradução Redação CDD

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima