Precisamos falar de asma, todos os dias

No mês de maio promovem-se, no mundo todo, atividades para falar de asma em ocasião do Dia Mundial da Asma. Esse dia é promovido pela GINA (Global Initiative for Ashtma – Iniciativa Global para Asma) em colaboração com grupos de assistência médica e educadores de asma em todo o mundo.

O primeiro Dia Mundial da Asma, em 1998, foi celebrado em mais de 35 países em conjunto com o primeiro World Asthma Meeting realizado em Barcelona, na Espanha. A participação aumentou com cada Dia Mundial da Asma realizado desde então, e o dia se tornou um dos mais importantes eventos de educação e conscientização sobre a asma do mundo.

Mas porque é importante termos um dia mundial para falar de asma?
A asma é uma doença respiratória que possui medicamentos de controle altamente eficazes e seguros, que podem fazer com que a pessoa com asma leve sua vida normalmente, sem restrições. No entanto, ela é uma das doenças que mais leva brasileiros a internações hospitalares no Brasil, e que mata em torno de 5 pessoas por dia no país. A pergunta que fica é: porque pessoas continuam morrendo de asma se existe tratamento, se o tratamento é eficaz e é acessível, pois ele está disponível de forma gratuita no programa Farmácia Popular?
A resposta está na falta de informação, na pouca conscientização da sociedade em geral sobre a importância do tratamento correto e contínuo para a pessoa com asma.
Não são poucas as pessoas que abandonam o tratamento na primeira melhora de sintomas, e logo voltam a ter sintomas, levando a pessoa a inúmeras idas a postos de saúde e internações hospitalares. Por conta disso, criou-se o mito do paciente de asma como alguém frágil e com muitas limitações. Isso só acontece por falta de tratamento correto.

Por isso, vamos conhecer hoje alguns mitos e verdades sobre a asma:

A asma pode matar!

Verdade. A asma, quando não tratada, pode causar crises graves, podendo levar à óbito. Estima-se que, no Brasil, 5 pessoas morrem por dia em decorrência da asma.

A bombinha de asma vicia e faz mal pro coração
Mito: Se usada corretamente, a bombinha não causa nenhum problema. O uso da bombinha pode aumentar os batimentos cardíacos, tanto quanto fazer uma corrida ou estar apaixonado. O bronco-dilatador não causa problemas cardíacos.

Numa crise de asma a pessoa pode precisar ir para um hospital
Verdade: a asma é a doença que mais leva a internações hospitalares no Brasil.

• Quem tem asma não pode fazer esporte
Mito: pessoas com asma não tratada podem ter dificuldade na prática esportiva, no entanto, com a doença bem tratada, não há nenhuma restrição. Fazer exercícios é bom para todo mundo, inclusive quem tem asma.

• Existe um tipo de asma que é mais grave
Verdade: a Asma grave, como diz o nome, é um tipo de asma que exige mais cuidados e um número maior de remédios para seu controle. Mas ela tem tratamento, tanto quanto a asma leve e moderada.

• Falta de ar é frescura
Mito: a falta de ar causada pela asma pode ser grave e deve ser levada a sério. A ansiedade causada por esse sintoma deve ser respeitada pelos amigos e familiares.

• A asma tem cura
Mito: a asma não tem cura, mas tem tratamento. Se bem tratada, a pessoa pode ter uma vida sem sintomas.

O Dia Mundial da Asma foi 07 de maio, mas temos que falar sobre a asma todos os dias!
E se você ainda não viu nossa bate papo com o Dr. Rafael Stelmach sobre asma, veja agora!
https://www.facebook.com/cddcronicos/videos/303725413615307/

Redação CDD

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima