A oxigenoterapia é um tratamento médico para pessoas com DPOC e pode ser uma parte útil do seu plano de tratamento.

Os pulmões funcionam trazendo o “ar bom” e se livrando do “ar ruim”. Você respira oxigênio (O2) e é passado para o sangue através dos pequenos sacos de ar (alvéolos) nos pulmões. De lá, ele vai para todas as partes do seu corpo. Quando seus tecidos e músculos usam oxigênio, é produzido dióxido de carbono (CO2). É importante se livrar do CO2, o resíduo da respiração. O dióxido de carbono passa pelo seu sangue e volta aos pulmões.

Nem todo mundo com DPOC tem problemas em obter oxigênio suficiente no sangue e se livrar de dióxido de carbono suficiente. Se o seu tipo de DPOC causa isso, com o tempo, seu corpo fica estressado e pode ser prejudicial à saúde.

A oxigenoterapia pode ajudar! De fato, obter oxigênio pode impedir todos os efeitos negativos que ocorrem quando os níveis de oxigênio no sangue caem. O oxigênio pode reduzir a tensão no seu coração; pode reduzir a falta de ar. Isso ajudará você a permanecer mais ativo e a se exercitar mais. Isso ajudará também sua função cognitiva e memória, além de promover melhores noites de sono.

A prescrição da sua equipe médica deve  incluir:

  • Se você precisa de oxigênio para descansar, exercitar-se e / ou dormir, e quanto em litros por minuto (lpm) para cada atividade.
  • Quantas horas por dia o oxigênio deve ser usado.
  • Que tipo de sistema de oxigênio você deve usar.

Fonte: https://www.copdfoundation.org/Learn-More/I-am-a-Person-with-COPD/Oxygen.aspx

 

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima