Quando uma pessoa toma o grande passo de parar de fumar, sua família, amigos e colegas de trabalho podem fazer uma enorme diferença, oferecendo ajuda e apoio.
A atitude é muito importante, uma vez que o hábito de fumar pode causar diversas patologias muito prejudiciais à saúde, como a DPOC.

Se o seu amigo ainda não estiver pronto para tomar a decisão, tente entender o lado dele. Para a maioria dos fumantes, o cigarro tem sido um companheiro constante há muito tempo. Um pouco de relutância é normal e isso não significa que seu amigo não será capaz de parar para sempre. Primeiro, deixe que seu amigo saiba que você entende suas dúvidas e, em seguida, sugira que ele liste as razões para desistir. Incentive-o a marcar uma data para parar e se ofereça para ajudar da maneira que for necessário.

Como começar?
Diga ao seu amigo que você sabe que ele ou ela pode parar de fumar para sempre, mesmo que já tenha tentado parar antes.
Nos primeiros dias, esteja pronto para ajudar. Ele ou ela pode apenas querer conversar, ou seu amigo pode precisar de ajuda extra quando surgir uma situação difícil, como uma festa ou uma crise em casa ou no trabalho.
Ofereça-se para ligar ou visitar para verificá-lo. Pergunte como seu amigo está se sentindo, não apenas se ele ainda está sem fumar cigarros.
Não importune ou repreenda – isso simplesmente não funciona. Em vez disso, deixe seu amigo saber o quanto você o admira por tentar parar com o hábito.
Dê muitos elogios e ofereça recompensas por passar um dia, uma semana ou um mês sem fumar. As recompensas podem ser simples – flores, um lanche no almoço ou até mesmo fazer uma tarefa para seu amigo em casa ou no escritório.
Dê recompensas imediatamente. Por exemplo, deixe seu amigo assistir seu programa de TV favorito enquanto você lava a louça. Dar recompensas imediatamente funciona melhor do que recompensas promissoras para o futuro.
Lembre seu amigo de respirar fundo se ele se sentir tenso. Inspirar e expirar lentamente traz mais ar para os pulmões, o que ajudará seu amigo a relaxar.
Façam atividades juntos; vejam um filme ou combinem um passeio. Fique longe de lugares onde outras pessoas possam estar fumando.

Enfrentando os desafios do caminho
Isolamento, ganho de peso e atitudes impulsivas são alguns dos desafios que podem surgir quando alguém deixa de fumar. Esteja lá para ajuda lembrando que seu amigo pode ficar rabugento, irritado, nervoso ou agressivo. Diga a ele que você sabe que esses sintomas são reais, mas que eles não durarão e vão embora depois que o corpo se livrar da nicotina. Uma semana ou duas pode parecer muito tempo quando você não está se sentindo bem, mas vai melhorar.
Incentive-o a ligar para você quando sentir vontade de fumar. Lembre o seu amigo que o desejo vai passar em um período de apenas três a cinco minutos – se ele fumar um cigarro ou não!
Evite situações que fazem seu amigo querer fumar. Por exemplo, estar em uma festa onde o álcool é servido pode fazer com que seu amigo queira um cigarro. Quando surge o desejo, eles podem andar pelo quarteirão ou, melhor ainda, ficar longe das festas e do álcool nas primeiras semanas.
Diga que você ainda se importa e faça o que puder para ajudar. Lembre-se, você está fazendo uma grande coisa ajudando um amigo. Os tempos ruins não duram muito, mas os benefícios de desistir duram para sempre.
Incentive seu amigo a falar sobre como ele está se sentindo e ouvir o que eles dizem. Dê sua atenção total. Ria de piadas e elogie sempre que puder.
Peça ao seu amigo para lhe dizer quando ele está bem. Dessa forma, você pode se sentir bem com o progresso deles também.

Esteja lá para dar apoio à longo prazo
Parar de fumar é uma jornada, não um evento único.
Os primeiros sete a dez dias são os mais difíceis, e seu amigo pode precisar de mais ajuda durante esse período. A maioria dos fumantes que voltar a fumar o faz nos primeiros três meses, por isso, tente manter contato por pelo menos esse período.
Se seu amigo “escorregou” e fumou alguns cigarros, lembre-o de todas as boas razões para parar. Elogie todos os esforços de seu amigo e lembre-o de que um “deslize” não significa que ele é um fumante novamente. Enquanto ele continuar tentando e não desistir, ele será capaz de parar para sempre.
Os ex-fumantes podem sentir vontade de fumar meses ou até anos depois de desistirem. Isto é normal. Lembre seu amigo que tais desejos ocorrerão com menos frequência ao longo do tempo e eles acabarão parando completamente.

Você merece muito crédito por ajudar alguém a superar seu vício. Sua ajuda pode fazer a diferença. A maioria das pessoas que conseguem parar de fumar são aquelas que recebem ajuda e incentivo da família, amigos e colegas de trabalho. Faça a sua parte e se orgulhe disso!

Fonte: American Lung Association http://bit.ly/2Ai3lnH
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima