Se a asma frequentemente acorda você no meio da noite, deixando você com respiração ofegante ou falta de ar, você não está sozinho. Muitas pessoas com asma dizem que seus sintomas interferem com sua capacidade de cair – e permanecer – dormindo à noite. “[Problemas do sono] são muito comuns em pessoas cuja asma não é controlada”, diz Jonathan Bernstein, MD, professor de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati e sócio do Bernstein Allergy Group e do Centro de Pesquisa Clínica em Cincinnati.
Um culpado: nossos ritmos circadianos. Alguns dos hormônios que naturalmente ajudam a controlar a asma durante o dia tomam um banho durante as 3 ou 4 horas da manhã, o que pode causar problemas respiratórios, diz o Dr. Bernstein.
Aqui estão oito outros gatilhos comuns de sintomas de asma noturna:
1. Você fez uma refeição muito pesada. O refluxo ácido – em que o ácido estomacal volta para o esôfago – pode acordá-lo no meio da noite e piorar seus sintomas de asma, possivelmente porque você está inalando a fumaça ácida, diz Bernstein. Evite comer por três horas antes de deitar, durma com a cabeceira elevada e converse com seu médico sobre tomar um inibidor da bomba de prótons ou um anti-histamínico H2 antes de dormir para reduzir a produção de ácido, ele sugere.
2. Você tem apneia do sono não diagnosticada. Pessoas com apneia do sono – um distúrbio que causa pausas temporárias em sua respiração – podem acordar no meio da noite com agravamento dos sintomas da asma, diz Bernstein.
A Fundação Nacional do Sono diz que entre 5% e 20% dos adultos podem ter apneia do sono e, diz Clifford Bassett, MD, diretor médico e fundador da Allergy and Asthma Care de Nova York e autor de The New Allergy Solution: Supercharge Resistance, Slash Medication, Stop Suffering, a maioria deles não sabe disso. Para ajudar a diagnosticar a apneia do sono, seu médico pode realizar um teste de apneia do sono (também conhecido como estudo do sono) para monitorar sua respiração e outras funções enquanto você dorme. Usar um guarda noturno ou uma máscara de CPAP pode ajudá-lo a respirar mais facilmente, diz ele.
3. Você não lavou suas fronhas em um tempo. Travesseiros, lençóis e colchões são pontos de acesso para ácaros – alérgenos internos que podem desencadear sintomas de asma, como congestão no peito, chiado no peito, tosse e falta de ar, diz o Dr. Bassett. Use encaixes de ácaros sobre travesseiros, colchões e molas de caixa, ele sugere, e lave suas fronhas uma vez por semana usando água quente. Outra dica para economizar tempo: não faça sua cama. Puxar as cobertas pode ajudar a tirar o ar dos lençóis, deixando a cama mais seca e menos hospitaleira para os ácaros, diz Bassett.
4. Seu umidificador está funcionando muito bem. Adicionando muita umidade para o seu quarto pode causar ácaros e mofo esporos a florescer, possivelmente provocando alergias internas e asma, diz Bassett. Mantenha a umidade em seu quarto abaixo de 50% e ligue um ar-condicionado – que desumidifica o ar interno – se necessário, diz ele.
5. Você está regando demais as plantas do seu quarto. Outra fonte furtiva de mofo: a samambaia em sua cômoda. “Ter um número excessivo de plantas ou deixá-las em excesso pode aumentar o crescimento de fungos no interior, o que pode afetar as pessoas – cerca de 10% de nós – que também são sensíveis aos esporos de fungos”, diz Bassett.
6. Você está dormindo com um amigo peludo. Caspa de animal de estimação poderia estar adicionando a sua miséria de alergia e agravando seus sintomas de asma. Gatos machos, em particular, são grandes culpados, diz Bassett. Se você é sensível, faça da sua cama e quarto uma zona sem animais de estimação.
7. Você não levanta a cabeça enquanto dorme. Quando você se deita no colchão, o muco e outras secreções nasais podem escorrer para as vias respiratórias, causando tosse e chiado nas pessoas com asma, diz Bassett. Em particular, pessoas com drenagem pós nasal de rinite crônica ou rinossinusite podem ter muco no peito, o que também pode piorar seus sintomas de asma, observa Bernstein. Ajuste sua cama ou escore sua cabeça com travesseiros.
8. Existem pragas indesejadas. “Em áreas urbanas especialmente, baratas, que carregam partículas alergênicas, também podem contribuir para sintomas de alergia e asma”, diz Bassett. Se você suspeitar que as criaturas se mudaram, chame um exterminador.
Texto escrito por Lisa Haney
Original em https://www.everydayhealth.com/hs/adult-asthma/managing-asthma-wake-night/?eh_uid=84641190&slot=4&xid=nl_EHNLasthmaallergies_2019-02-07_15928314&utm_source=Newsletters&nl_key=nl_asthma_allergies&utm_content=2019-02-07&utm_campaign=Asthma_and_Allergies