6 Terapias Complementares para Alergias Respiratórias

Quando usado em conjunto com o tratamento tradicional, algumas terapias complementares podem ajudar a aliviar os sintomas de alergias. Veja o que você precisa saber antes de tentar uma abordagem complementar.
Quando se trata de combater os sintomas da alergia, o regime para pessoas com alergias respiratórias geralmente consiste em tomar medicação diariamente e tentar evitar seus gatilhos.
Mas algumas pessoas também podem considerar o uso de terapias complementares ou alternativas para ajudar a controlar seus sintomas de alergia. Terapias complementares são remédios fora da medicina convencional que “complementam” os tratamentos de alergia que seu médico prescreve. Terapias alternativas são aquelas usadas no lugar de tratamentos tradicionais. No entanto, terapias alternativas verdadeiras são incomuns, observa o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH). A maioria das pessoas que usa abordagens não convencionais usa-as juntamente com tratamentos convencionais.
Cerca de 40% dos norte-americanos usam algum tipo de terapia complementar para a rinite alérgica, de acordo com um estudo publicado na revista Current Asthma and Allergy Reports em dezembro de 2014. Exemplos incluem acupuntura, fitoterapia chinesa, ioga e irrigação nasal.

TERAPIAS COMPLEMENTARES SÃO ADEQUADAS PARA ALERGIAS RESPIRATÓRIAS?
Algumas pessoas têm alergias respiratórias severas e algumas têm alergias mais leves, diz a Dra. Purvi Parikh, alergista e imunologista da Asma & Allergy Associates of Murray Hill e NYU Langone Medical Center, em Nova York. “Aqueles com alergias respiratórias leves podem ter mais margem de manobra para tentar terapias alternativas”, diz ela, enquanto as pessoas com alergias respiratórias graves podem ter sérios problemas se parar abruptamente de tomar os medicamentos prescritos que estão funcionando.

Para ser seguro, Dra. Parikh recomenda que terapias complementares sejam usadas além – não no lugar de – tratamentos tradicionais de alergia respiratória.
Encontrando o tratamento natural correto para alergias respiratórias
Antes de tentar qualquer terapia complementar, fale com o seu médico. “É importante trabalhar com seu médico para garantir que tudo o que você faz para o tratamento de alergias seja seguro”, diz Parikh. Não há muitos dados científicos sobre terapias complementares, “então não se sabe se eles são tão bons ou melhores do que os medicamentos tradicionais de alergia”, diz ela.
Aqui estão seis abordagens complementares que podem ajudar a fornecer alívio de alergia:

Acupuntura. A acupuntura é uma prática tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas na pele para estimular partes específicas do corpo. Um estudo publicado em junho de 2016 na revista Annals of Allergy, Asma and Immunology constatou que pessoas com rinite alérgica que receberam tratamentos de acupuntura duas vezes por semana durante oito semanas apresentaram menos sintomas do que aquelas que receberam placebo. No entanto, nem todos os estudos encontraram tais benefícios, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Ervas chinesas. Algumas ervas podem ajudar a aliviar os sintomas da alergia respiratória. Mas há algumas preocupações sobre sua segurança. Se você for usar ervas, trabalhe com um médico que esteja familiarizado com as últimas pesquisas e possa recomendar aquelas que se mostraram eficazes.
Além disso, um estudo publicado na revista Chinese Medicine em novembro de 2015 descobriu que ervas e acupuntura juntas poderiam ser usadas para tratar com segurança as condições respiratórias, incluindo alergias.

Suplementos dietéticos. Um estudo publicado em julho de 2016 na revista Allergy and Asthma Proceedings descobriu uma correlação entre os baixos níveis de vitamina D e alergias respiratórias em alunos do ensino fundamental coreano. Suplementos de vitamina D podem ajudar a diminuir a inflamação no corpo que está relacionada a alergias e asma.

Ioga. O yoga é uma prática mente-corpo que combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento. Yoga e exercícios de respiração profunda podem melhorar o volume do pulmão e ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Um estudo publicado no Jornal Iraniano de Asma, Alergia e Imunologia, em fevereiro de 2014, descobriu que as pessoas com asma brônquica se sentiam melhor depois de praticar exercícios de respiração de ioga.

Irrigação nasal. Usar um lota ou outro sistema de irrigação nasal para enxaguar os seios pode aliviar os sintomas de alergias respiratórias. “Apenas não exagere”, diz Rothenberg (médico naturopata). “Você pode lavar a flora saudável do nariz, então use um lota com moderação.” E a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA observa que você deve usar apenas água destilada, estéril ou previamente fervida em seu lota, e sempre certifique-se de usá-lo e limpá-lo adequadamente.

Homeopatia. Estes são remédios feitos a partir de fontes naturais, como plantas e minerais. O Centro Nacional de Homeopatia dos EUA (NCH) recomenda uma série de remédios homeopáticos para coceira e corrimento nos olhos e nariz durante a temporada de alergia. Consulte um médico homeopata para dosagem e para determinar qual pode ser melhor para você.

Nenhuma terapia complementar funcionará bem para todos com alergias respiratórias, diz Rothenberg. Se você estiver pensando em adicionar uma terapia complementar a um plano de controle de alergia que também inclua a medicação prescrita e evitar os desencadeantes de alergia, converse com seu médico/médica sobre quais abordagens podem funcionar melhor para você.

Fonte: Everyday Health http://bit.ly/2Ueq3o1
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima