A Esclerose Múltipla é uma condição variável e os sintomas dependem de que áreas do sistema nervoso central foram afetadas. Não existe um padrão definido para a EM, e cada pessoa tem um conjunto diferente de sintomas, que variam ao longo do tempo e podem mudar em termos de gravidade e duração, mesmo na mesma pessoa.

Os sintomas da EM são variados ​​e imprevisíveis. Não existem duas pessoas com exatamente os mesmos sintomas, e os sintomas de cada pessoa podem mudar ao longo do tempo. Uma pessoa pode sentir apenas um ou dois dos sintomas possíveis enquanto outra pessoa pode experimentar muitos outros tipos.

Logo, não existe uma EM típica. A maioria das pessoas com EM vão experimentar mais de um sintoma, e embora existam sintomas comuns a muitas pessoas, nenhuma pessoa teria todos eles igual a outra.

Os sintomas mais comuns da EM são fadiga, dor, problemas de bexiga e intestino, disfunção sexual, problemas de movimento e coordenação, alterações visuais e de cognição, e alterações emocionais. No entanto, qualquer sintoma ou sinal neurológico pode ser parte da EM de uma pessoa.

Alguns sintomas da Esclerose Múltipla são imediatamente óbvios. Outros, tais como a fadiga, sensibilidade alterada, memória e problemas de concentração, muitas vezes são sintomas mais escondidos. Estes podem ser difíceis de descrever para os outros, e às vezes a família e os cuidadores não entenderão os efeitos que eles têm sobre a pessoa com EM, seu emprego, atividades sociais e qualidade de vida.

A gestão dos sintomas é, muitas vezes, uma mistura de tratamentos com medicamentos, sempre que possível, combinados a terapias físicas, como fisioterapia ou terapia ocupacional e adaptações de estilo de vida e rotina.

A maioria destes sintomas podem ser controlados de forma muito eficaz com medicação, reabilitação e outras estratégias de gestão, e uma gestão eficaz dos sintomas por uma equipe interdisciplinar de profissionais de saúde é um dos principais componentes de cuidados para a EM.

 

 

Fonte: AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima