O tratamento da UCE (urticária crônica espontânea) tem como objetivo o controle completo dos sintomas, permitindo que o paciente possa viver com qualidade e retomar suas atividades diárias sem prejuízos ou limitações.
Além disso, é importante saber que 92% das pessoas com UCE conseguem viver sem nenhum sinal ou sintoma (isso inclui ficar livre do angioedema) da doença quando recebem o tratamento adequado.
O tratamento padrão são os anti-histamínicos não sedantes, que agem diretamente bloqueando a ação da histamina. O tratamento da urticária crônica espontânea e a dosagem adequada do medicamento devem ser determinados pelo médico. Por mais tentadora que a automedicação possa parecer – por conta do desconforto causado pelos sintomas da UCE – o paciente deve sempre seguir todas as recomendações médicas. Isso é fator determinante para o sucesso do tratamento por diferentes razões, inclusive porque alguns medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, podem provocar exacerbações e agravar os sintomas da UCE.