TATUAR OU NÃO? DERMATITE E TATUAGEM

Alguns meses atrás, eu fiz 2 tatuagens. Uma está na parte superior do meu antebraço esquerdo e a outra está perto da parte de trás do meu pescoço. Você pode estar pensando que é ótimo e tudo, mas como isso se relaciona com a dermatite?
Bem, um mês antes de eu fazê-las, eu comecei a sair e a ter erupções em meus braços. Não era muito perceptível e honestamente parecia pequenas manchas de acne mas não uma crise de dermatite. Eu comecei a entrar em pânico. Eu me perguntei se deveria realmente fazer. E se sair lesões nas áreas que quero tatuar? E se eu fizer as tatuagens e depois a dermatite acabar com a tatuagem? Isso atormentou meus pensamentos por semanas. Eu absolutamente amo tatuagens e o pensamento de não conseguir essas duas trouxe lágrimas aos meus olhos.

Os tatuadores podem recusar o serviço?
Depois de fazer uma pequena pesquisa, descobri que um tatuador pode se recusar a fazer uma tatuagem em uma área afetada da pele. O calor da agulha que é criada quando penetra na pele pode desencadear um surto. Havia também a possibilidade da tinta causar uma crise. Eu finalmente disse a mim mesma que se eu tivesse os sintomas, apenas lidaria com as consequências. Senti que se não fizesse as tatuagens, estaria permitindo que a dermatite controlasse a minha vida.

Tinta de tatuagem

Mais tarde, descobri que a tinta que meu tatuador usa era tinta de tatuagem de fusão. É uma tinta vegana que não contém metal ou quaisquer outros elementos tóxicos, como corantes artificiais, que certamente acionariam meu eczema. Isso foi importante por outro motivo fora da dermatite: como eu sou altamente alérgica a coloração artificial, principalmente qualquer coisa com uma base vermelha. Isso me emocionou, e eu estava mais uma vez animada por minhas tatuagens.

Cura da tatuagem
Felizmente, eu não tive uma crise antes de fazer minhas tatuagens, nem elas causaram um surto. Certifiquei-me de seguir as instruções de cuidados que meu tatuador me deu e fiz tudo o que pude para evitar um surto. Eu também usei um bálsamo específico durante todo o processo de cicatrização. Manteve a pele úmida e aliviou a dor. Já se passaram vários meses desde que fiz minhas tatuagens e ainda não tive lesões nessas áreas.

Vivendo com dermatite
Uma coisa que essa experiência me fez perceber é que eu não deveria deixar a dermatite atrapalhar a fazer algo que eu quero. Eu quase desisti, mas no final, eu tenho duas tatuagens incríveis e nenhuma fuga. Eu pretendo fazer mais em algum momento e quem sabe, ela possa aparecer na próxima vez que eu fizer uma, mas eu não vou deixar isso me parar. Minhas tatuagens atuais são principalmente trabalho de linha e não estão totalmente preenchidas. Eu não tenho certeza se isso faz diferença, mas eu provavelmente continuarei a fazer esses tipos de tatuagens.
E você tem tatuagens? Se tiver, de que tipo elas são? Você teve algum tipo de reação popr conta da dermatite?

Tradução e adaptação Redação CDD
Texto escrito por Abi Covert. Leia o texto original em https://atopicdermatitis.net/living/tattoos-and-eczema/

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima