Bronya Humphreys sofre de eczema desde que era um bebê. A condição causa inflamações, manchas e deixa a pele sensível, mas ela não permitiu que isso afetasse a forma com que se olha no espelho. A britânica está transformando o próprio rosto em telas de pintura e criando obras de arte com maquiagem para mostrar que a beleza está em todos os lugares.
Em entrevista ao “Yahoo Lifestyle”, Bronya, de 20 anos, conta que nem sempre foi positiva sobre ter eczema e que a inflamação piorou depois do nascimento da filha, Luna. “Eu realmente odiava e era muito consciente sobre isso, mas agora aceito que não sou minha condição.”
Foi com a gravidez que ela descobriu o amor por maquiagem. “Eu sofri muito com a depressão pré-natal e levantar da cama para me maquiar e compartilhar as artes no Instagram foi o que me manteve feliz.” Assim, o passatempo se tornou uma espécie de máscara. “Inicialmente, comecei a usar maquiagem para cobrir meu eczema, mas honestamente, eu realmente gosto de criar arte em meu rosto”, diz.
Amor próprio
Bronya compartilha as criações em sua conta no Instagram e já tem mais de 60 mil seguidores. Os trabalhos são, principalmente, de composições coloridas e maquiagem artística, que de alguma forma cobrem as pálpebras. Em algumas publicações ela compara fotos sem maquiagem, mostrando a pele irritada em torno dos olhos e, depois, com a maquiagem completa.
Nas legendas, ela geralmente escreve mensagens de inspiração sobre a própria jornada de autoaceitação. “Eu não sou minha condição de pele. Eu sou eu”, escreve, lembrando dos comentários que recebe sobre a pele. “Você parece um zumbi”, “Está tudo bem em casa?”, “Você está morrendo?” e “Isso é contagioso?” são algumas das frases mencionadas.
“Quando eu uso maquiagem, eles dizem que eu sou falsa. Quando não uso, me chamam de zumbi”, desabafa aos seguidores. “Tudo o que quero na minha página é promover o amor próprio. Você é fantástico. Você é tudo brilhante. Por favor, ignore todos os que fazem comentários horríveis.”
Em uma segunda foto de comparação, Bronya afirma que o objetivo é provar que as pessoas também podem ser bonitas sem maquiagem, mesmo com eczema. “Quero mostrar que meus dois lados são lindos e seus dois lados são lindos também”, afirma.
Fonte: Delas – iG @ https://delas.ig.com.br/beleza/2018-01-29/eczema-maquiagem.html