Corticosteróides tópicos e a Dermatite Atópica

Os corticosteróides tópicos são um tratamento primário para as crises de dermatite atópica (DA) para aqueles pacientes em que o eczema não responde a bons cuidados com a pele e ao uso de hidratantes isoladamente. Os corticosteróides tópicos vêm em uma variedade de potências, do grupo 1 (o mais potente) ao grupo 7 (o menos potente). Algumas formas mais leves estão disponíveis sem receita, enquanto as formas mais fortes estão disponíveis apenas com receita médica. Em geral, a potência do corticosteróide tópico é compatível com a gravidade da doença.

A localização das lesões ativas também influencia a potência do esteroide escolhido; certas áreas do corpo, como as dobras da face e da pele, são tratadas com esteróides tópicos de menor potência, devido ao risco de maior absorção e possíveis efeitos colaterais. Para pessoas com DA crônica que apresentam placas liquenificadas (áreas de pele espessadas e com descoloração), pode ser necessário o uso de corticosteroides tópicos de maior potência por períodos mais longos de tempo.

Como os corticosteróides tópicos funcionam
Os corticosteróides, também chamados de esteróides, são semelhantes às substâncias que existem naturalmente no corpo. Eles são diferentes dos compostos esteróides que alguns atletas abusam. Os corticosteróides diminuem a inflamação e reduzem a atividade do sistema imunológico. Na DA e outras formas de eczema, o sistema imunológico responde de forma anormal, causando uma abundância de substâncias químicas que causam inflamação, vermelhidão e inchaço. Os corticosteróides reduzem a produção de substâncias químicas que causam inflamação. Vários estudos demonstraram que, além de reduzir os sintomas agudos e crônicos da DA, os corticosteroides tópicos também diminuem a coceira.

COMPOSIÇÕES DIFERENTES DE CORTISCOSTERÓIDES TÓPICOS
Corticosteróides tópicos vêm em diferentes composições, incluindo pomadas, cremes e loções. A preparação afeta a potência do produto. Os unguentos fornecem mais lubrificação e são mais potentes que as formulações de creme.

Pomadas
Os unguentos são oclusivos, que contêm um alto nível de lipídios (óleo) e criam uma película hidrofóbica na pele. Algumas pessoas não gostam de pomadas porque se sentem gordurosas. Devido às suas propriedades oclusivas, as pomadas proporcionam mais lubrificação e melhoram a absorção dos corticosteróides.

Cremes
Cremes são uma mistura de água e óleo e são mais facilmente absorvidos pela pele. Os corticosteróides cremosos são menos potentes do que pomadas da mesma força e frequentemente incluem conservantes, que podem causar irritação em algumas pessoas.

Loções
Loções e soluções são as menos gordurosas e geralmente penetram na pele facilmente. Como a preparação menos oclusiva, eles têm a menor potência e são menos hidratantes. Os corticosteróides tópicos em loções e soluções geralmente são benéficos para áreas de pele e couro cabeludo.

Alguns corticosteróides tópicos também vêm em uma forma de solução, espuma ou óleo. Estes são usados ​​com menos frequência e reservados principalmente para áreas do corpo onde outras preparações podem ser menos toleráveis. Vários fatores são considerados na escolha de um corticosteroide tópico específico para o tratamento da DA, incluindo a idade do paciente, as áreas do corpo onde a medicação será aplicada, o grau de xerose (pele seca), a preferência do paciente e o custo da o medicamento.

Dosagem
Os corticosteróides tópicos são geralmente aplicados uma ou duas vezes ao dia. Se eles forem usados ​​por muito tempo, podem piorar a condição após o uso descontinuado. Seu médico indicará o tempo adequado para o uso, juntamente com um período de tempo especificado para interromper a medicação antes de iniciar o uso novamente. Em geral, os corticosteróides prescritos devem ser usados ​​diariamente, enquanto os sintomas agudos estão presentes e suspensos quando os sintomas melhoram. No entanto, em pessoas com DA crônica moderada a grave, um esquema de manutenção, de uma ou duas vezes por semana em áreas de pele que freqüentemente apresentam recidivas, pode reduzir os surtos.

Os corticosteróides tópicos devem ser usados ​​conforme indicado por um médico ou farmacêutico. Para controlar a quantidade de medicamento aplicada, muitos médicos recomendam uma quantidade igual ao último segmento de uma ponta de um dedo para uma área igual a duas palmas adultas. Por exemplo, o valor de um corticosteróide tópico na ponta dos dedos pode cobrir as pernas e os pés de uma criança pequena. As crianças têm um grau maior de absorção devido à proporção entre a pele e o peso, e devem ser tomadas precauções para evitar o uso excessivo de medicamentos, o que aumenta o risco de efeitos colaterais.

Terapia de envoltório úmido
A terapia com envoltório úmido pode ser usada com corticosteroides tópicos, particularmente para indivíduos com DA moderada a grave. A terapia envolve a aplicação da medicação e o envolvimento da área afetada em uma camada de gaze molhada, algodão ou ataduras, seguida por uma camada de bandagens secas. A terapia com revestimento úmido ajuda a melhorar a umidade da pele afetada, melhora a penetração do medicamento tópico e fornece uma barreira física contra o risco de coçar.

Os efeitos colaterais dos corticosteróides tópicos
Os efeitos colaterais dos corticosteroides tópicos são geralmente raros e são mais comuns com potências e doses mais altas e uso prolongado. Os efeitos colaterais dos corticosteróides tópicos geralmente desaparecem após o uso da medicação ter sido descontinuado, embora possa levar meses para que os efeitos colaterais desapareçam completamente. No entanto, alguns podem ser permanentes. Os efeitos colaterais comuns com corticosteroides tópicos incluem afinamento da pele (atrofia), estrias, vasos sanguíneos dilatados e clareamento ou escurecimento da pele.

Fontes: AtopicDermatitis.net http://bit.ly/2X1wJrs
Berke R, Singh A, Guralnick M. Atopic dermatitis: an overview. Am Fam Physician. 2012;86:35-42.
Eichenfield LF, Tom WL, Chamilin SL, et al. Guidelines of care for the management of atopic dermatitis. Journal of the American Academy of Dermatology. 2014;71:116-32.
Cleveland Clinic. Accessed online on 5/31/17 at https://my.clevelandclinic.org/health/articles/corticosteroids.
Ference JD, Last AR. Choosing topical corticosteroids. Am Fam Physician. 2009 Jan 15;79(2):135-40
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima