A polêmica reação do ator Will Smith no Oscar de 2022 destaca a necessidade de conscientização sobre a Alopecia Areata. Durante a cerimônia do Oscar em 27 de março, o apresentador Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith  ter raspado o cabelo. Will subiu no palco e desferiu um tapa no rosto de Chris. Embora Will tenha se arrependido do seu ato, sua atitude gerou um aumento repentino pelo termo “alopecia” no Google

A atriz, que é esposa de Will, já havia se pronunciado sobre sua luta contra a Alopecia Areata, um distúrbio autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque os folículos capilares na cabeça e no rosto, levando à perda repentina de cabelo.

Depois de tentar diferentes estratégias de penteado, Jada começou a raspar a cabeça a partir de 2021, compartilhando suas novas fotos nas redes sociais. “Willow [filha de Jada] me fez fazer isso porque era hora de deixar o cabelo ir, MAS… meus 50 anos estão prestes a serem divinamente iluminados com este novo estilo”, ela escreveu no Instagram em julho de 2021, como a revista People relatou.

O diagnóstico de Alopecia Areata levanta necessidade de conscientização

Jada revelou pela primeira vez seu diagnóstico de Alopecia em 2018 em seu programa no Facebook Watch, Red Table Talk. Segundo a CNN, a atriz falou abertamente sobre a experiência “aterrorizante” de perder “punhados de cabelo” no banho, o que a levou a decidir cortar todo o cabelo.

Ela também detalhou os tratamentos que estava tendo, como o uso de esteróides, que, segundo ela, estavam ajudando, mas não curando sua calvície.

Jada usou penteados curtos, usou turbantes e cortou suas tranças para eventos nos últimos anos. À medida que sua perda de cabelo progredia, ela se abriu sobre sua decisão de finalmente raspar a cabeça. Em dezembro passado, ela escreveu no Instagram, “isso vai ser um pouco mais difícil de esconder, então pensei em compartilhar para que vocês não façam perguntas”. Ela incluiu uma foto de si mesma sorrindo com seu novo corte de cabelo impressionante.

O que causa a Alopecia Areata?

Homens e mulheres são igualmente suscetíveis à Alopecia Areata. De acordo com a American Academy of Dermatology Association (AAD), a doença pode começar em qualquer idade, mas muitas pessoas percebem os sinais iniciais na adolescência, e a maioria das pessoas desenvolve a condição aos 30 anos.

Embora a Alopecia possa afetar todos os grupos étnicos, um estudo de 2018 descobriu que pode afetar desproporcionalmente mulheres negras e hispânicas nos Estados Unidos.

Pessoas diagnosticadas com outras condições, como Vitiligo, Dermatite Atópica, Asma ou Doença da Tireóide, são mais propensas a desenvolver Alopecia. Embora sejam necessárias mais pesquisas, um estudo publicado em 2019 sugeriu que a deficiência de vitamina D pode ter um papel no desenvolvimento da condição.

Atualmente, não há cura para a alopecia areata, embora uma pesquisa em estágio final publicada em 26 de março de 2022 no New England Journal of Medicine tenha descoberto que o medicamento “baricitinibe” para Artrite Reumatoide pode promover um crescimento significativo do cabelo.

A voz de Jada pode inspirar outros

A aceitação de Jada Pinkett Smith sobre sua aparência, apesar da perda de cabelo – tradicionalmente um sinal de feminilidade e juventude para mulheres em muitas culturas – inspirou legiões de pessoas que se manifestaram em apoio à atriz nas mídias sociais.

Além disso, o cabelo desempenha um papel importante na identidade das mulheres afro-americanas, com a perda de cabelo relatada como um problema “extremamente comum” dentro da comunidade. Um estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology descobriu que de 200 mulheres afro-americanas pesquisadas na área metropolitana de Detroit, 59% relataram um histórico de perda excessiva de cabelo, incluindo quebra e queda excessivas.

A experiência de Jada com a queda de cabelo chamou a atenção para um problema que muitas mulheres sentem vergonha de discutir publicamente. A atriz encorajou seus fãs a falar e fazer perguntas sobre a Alopecia em suas mídias sociais, onde ela documentou sua jornada de perda de cabelo com entusiasmo e graça.

Como ela mesma disse, “eu e essa Alopecia vamos ser amigas… ponto final!”

Leia também no site da CDD:

Tradução e adaptação: Equipe da Crônicos do Dia a Dia (CDD) 

Fonte: Everyday Health

Escrito por Suzy Katz, revisado em 28 de março de 2022

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima